segunda-feira, 19 de abril de 2010

CINE TEATRO BRASIL DE ALÉM PARAÍBA COMEMORA 2 ANOS DE REFORMA

Por Maria Clara Jordão (Além Paraíba-MG)

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Além Paraíba, em comemoração aos dois anos da entrega do novo Cine Teatro Brasil à comunidade, está promovendo, desde o último dia 3 ao dia 15 de abril, a exibição do filme “Percy Jackson – O Ladrão de Raios”. O grande sucesso de bilheteria está sendo exibido a um preço promocional de R$ 2,00 para pessoas de todas as idades. Os ingressos são limitados e não são vendidos antes dos horários das sessões.
O cinema, fundado em 1951, já foi palco de importantes manifestações artísticas e culturais da região e até do Brasil. Passaram por ele, Noite Ilustrada e Altemar Dutra, além da turma da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo, Wanderléia, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Golden Boys, Trio Ternura) e dos cantores Belchior, Fagner, que lá participou de festivais de músicas, como também, Dercy Gonçalves, Miguel Falabela, e outros mais.
Suas atividades foram encerradas por volta de 1986, e até o ano de 1997, o prédio ficou sendo utilizado para fins culturais através da FUNCAP (Fundação Cultural de Além Paraíba). A partir desse período, ficou fechado, em péssimas condições de conservação, até que, o prédio do Cinema Brasil, tombado pelo Patrimônio Municipal, foi adquirido no ano de 2004 pela Prefeitura Municipal de Além Paraíba, que investiu também, cerca de R$ 1,5 milhão em sua reforma. No final de 2006, começaram as obras da restauração tão esperada por todos os alemparaibanos: a estrutura original da fachada foi mantida, mas, no interior do prédio, foram construídas galeria de arte, lanchonete e bomboniere. Banheiros, palco, telhado e camarins foram refeitos. As paredes foram preparadas para uma melhor acústica, através de um moderno sistema de sonorização, e, foi montado também, um projeto de iluminação própria para teatro, além é claro, da instalação de ar condicionado central e de uma sala de projeção dentro dos padrões mais modernos. “Me dava uma tristeza muito grande ver o cinema todo destruído e abandonado. Não conseguia entender como uma cidade que tinha tantos cinemas, até alguns anos atrás não ter mais nenhum. Era uma perda muito grande pra cidade. Eu me emocionei em ver o Cinema Brasil todo reformado. Lembrei da minha juventude, porque lá era um dos locais onde a turma da minha época se encontrava. Já vi muitos filmes lá”, afirmou o aposentado ferroviário e antigo frequentador do Cinema Brasil, Juarez Rodrigues.
Após a reforma, foi reinaugurado no dia 28 de março de 2008, e, desde então, diferentemente de tantos cinemas do interior do país que vêm sendo fechados, o antigo Cinema Brasil, hoje Cine Teatro Brasil, se tornou um dos espaços culturais mais modernos da região.

seja o primeiro a comentar!

LEIA ANTES DE COMENTAR

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE

- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;

- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.

OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia